Piúma

As riquezas naturais existentes em seu litoral, tem um monumento que embeleza a paisagem de Piúma

O Município de Piúma localizado no litoral Sul do Espírito Santo é o menor município do estado com 73,5km².

Seu balneário possui 8 km de praias, que atraem milhares de turistas de diferentes lugares do Brasil na alta temporada. Com o clima tropical, amenizado pelos ventos marítimos, Piúma é cercada por quatro pequenas ilhas: do Gambá, do Meio, dos Cabritos e dos Franceses, formando belíssimas paisagens naturais.

O município é considerado o maior produtor de conchas do país, devido ao encontro de correntes marítimas quentes e frias na região favorecendo a reprodução dessa espécie. O artesanato de conchas de Piúma, inclusive, é famoso internacionalmente, movimentando a economia local.

O pescado também tem uma participação econômica importante, colocando Piúma em terceiro lugar no ranking dos maiores produtores de peixes do Espírito Santo. Além da pesca, a orla local é utilizada para a prática de mergulho, um esporte que permite a contemplação da biodiversidade marinhada região.

De origem tupi-guarani e com influência francesa, o nome Piúma tem dois significados. Uns acreditam na denominação “águas escuras”, que foi dada pela maior concentração do Estado de areias monazíticas nas praias do município. Outros dizem que Piúma é o nome de uma espécie de mosquito dos manguezais da região. Para atender a demanda turística o Município dispõe de estrutura para hospedagem, alimentação, entretenimento e lazer.

Fonte: Prefeitura de Piúma

Principais Pontos Turísticos e Atrações

Carnaval em Piúma

O carnaval em Piúma, começou com os blocos carnavalescos de antigamente, quando estes desfilavam pelas ruas com suas fantasias, e competindo um com outro, dessa época, ficou uma herança, o tradiconal “Bloco do Mé”, com mais de 30 anos, fazendo a alegria dos fuliões de rua.

No verão, a cidade é palco de um fluxo migratório que atinge cerca de 500 mil turistas, 300 mil apenas no carnaval. O turismo tem elevado Piúma aos noticiários, e seu carnaval é considerado um dos melhores do Estado.

No carnaval os trios embalam as noites, e os turistas, de todos os cantos do Brasil e exterior, se divertem ao máximo ao som dos mais diferentes ritmos.

Artesanato de Conchas

O artesanato de conchas de Piúma teve sua origem na cultura indígena, dos povos que aqui viviam. Mas foi na dédaca de 60 que a artesã Carmen Muniz deu um outro sentido a essa tão bela arte. Com suas idéias inovadoras, conseguiu em pouco tempo fazer com que Piúma fosse conhecida como a “Cidade das Conchas“.

A Associação dos Artesãos de Piúma (ASAPI), fundada em 1988, não mede esforços para valorizar a produção artesanal do município. A criação do Núcleo da Concha, que teve o apoio do Sebrae e da Prefeitura, foi mais um avanço para diversificar o trabalho dos artesãos.

Os turistas que freqüentam o balneário também podem adquirir as peças artesanais no varejo, que são vendidas na orla da praia e nos municípios vizinhos no período do verão e em feriados prolongados. Nos finais de semana e no verão funciona, ainda, a Feira de Artesanato, na Praça Dona Carmen, além das lojas especializadas.

As Praias de Piúma

O município de Piúma possui praias lindas, com certeza! E, ficando no Hotel Aruanã, você pode aproveitar para dar um pulinho nos municípios vizinhos, conhecendo todas as belezas do litoral capixaba.

Excelentes praias com um mar morno e raso, tem vários quiosques com uma boa variedade de comidas típicas e regionais. Um lindo pôr-do-sol.

As principais praias são: Praia Acaiaca, Praia Doce, Boca da Barra, Praia do Pau Grande, Prainha da Ilha do Gambá, Praia do Coqueiral entre outras.

Nossas Belezas Naturais...

Praia Acaiaca

Ondas mansas própria para crianças: possui areia monazítica de teor medicinal; concha fustão, concha pó catada na areia. Na praça D.Carmem fica a Feira de Artesanato.

Praia Doce

Santuário Nossa Senhora da Conceição; Antigo Porto; Escola de Pesca,Ginásio de Esporte; Parque de lazer, Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Praia do Pau Grande

Entre Piúma e Iriri, reduto de Conchas e Fustão; Praia funda própria para surf.

Prainha da Ilha do Gambá

Reduto de conchas e búzios. ( conchas asa de anjo) e burdigão. Praia mansa, própria para criança; areia monazítica; concha pó, concha lisa e búzios.

Praia do Coqueiral

Praia mansa; areia monazítica, é onde se concentra famílias e crianças, concha pó, lisa; asas de anjo e búzios.

Praia do Corujão

Praia funda própria para velejar (surf, vela, escunas para passeios) e agitação como práticas de esportes, vôlei, aeróbica.

Praia Maria Neném

Praia funda própria para surf; com enseadas. Para o artesanato tem a cata de conchas lisas, fustão; búzios “um atrás do outro”. (nome popular)

Praia do Aghá

Praia funda com pedras (profusão de ostras e mariscos).

Boca da Barra

Localizada no centro de Piúma, a Boca da Barra também é foz do Rio Piúma. Ao contrário da Praia Doce, suas águas são agitadas e oferecem diversão para os surfistas da região. O local também é saída de barcos de pesca para alto-mar no município. Para aqueles que praticam pesca com vara, o atrativo também é famoso.